A praticidade das bicicletas dobráveis não deveria ser menosprezada na hora do planejamento da integração da bicicleta com o transporte coletivo.
Sem maiores pesquisas formais, só empiricamente baseado na própria experiência de ciclista sobre todo tipo de bicicletas, atualmente possuidor de dobrável, posso dizer que onde cabe uma bicicleta convencional (aro 24 a 28) cabem aproximadamente entre 2 a 3 dobráveis (de aro 14 a 20).
É tal a vantagem em termos logísticos que considero muito importante que o estado tome parte no assunto, promovendo as dobráveis, e porque não até financiando elas para cada cidadão ciclista, uma bicicleta que bem poderia ser desenvolvida especialmente para conseguir o máximo aproveitamento de espaço nos ônibus, como já fiz a proposta em 2011.
Assim um ônibus que levasse umas 10 bicicletas 'normais' - insuficiente uma vez que o ciclismo na cidade seja um habito popular e não excepcional - poderá levar mais de 30 se a optimização do espaço for maximizada deste jeito.
E se pensarmos em termos amplamente integradores, as vantagens não ficam só a bordo dos ônibus, paraciclos em pontos de ônibus, estações de trem e metrô, e espalhados em toda a cidade estariam valorizando o uso do espaço público e beneficiando muitas mais pessoas de pessoas do que o fariam sem levar en conta as dobráveis.
Ou seja os benefícios significam mais justiça social e sustentabilidade!
Sem maiores pesquisas formais, só empiricamente baseado na própria experiência de ciclista sobre todo tipo de bicicletas, atualmente possuidor de dobrável, posso dizer que onde cabe uma bicicleta convencional (aro 24 a 28) cabem aproximadamente entre 2 a 3 dobráveis (de aro 14 a 20).
É tal a vantagem em termos logísticos que considero muito importante que o estado tome parte no assunto, promovendo as dobráveis, e porque não até financiando elas para cada cidadão ciclista, uma bicicleta que bem poderia ser desenvolvida especialmente para conseguir o máximo aproveitamento de espaço nos ônibus, como já fiz a proposta em 2011.
Assim um ônibus que levasse umas 10 bicicletas 'normais' - insuficiente uma vez que o ciclismo na cidade seja um habito popular e não excepcional - poderá levar mais de 30 se a optimização do espaço for maximizada deste jeito.
E se pensarmos em termos amplamente integradores, as vantagens não ficam só a bordo dos ônibus, paraciclos em pontos de ônibus, estações de trem e metrô, e espalhados em toda a cidade estariam valorizando o uso do espaço público e beneficiando muitas mais pessoas de pessoas do que o fariam sem levar en conta as dobráveis.
Ou seja os benefícios significam mais justiça social e sustentabilidade!
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