GuidePedia

1

Selos de Economia de Energia como o Selo PROCEL e a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia certificam e informam o consumidor sobre produtos "mais sustentáveis" quanto ao consumo de energia de diferentes fontes, isso promove a venda desses produtos, fomenta o desenvolvimento de produtos mais ecológicos e informa o consumidor sobre uma escolha mais correta e conveniente quanto ao gasto em energia.

Objetos importam mais que Sujeitos? 
Bons hábitos devem ser promovidos com reconhecimento oficial e compensação material!

Selos de Economia de Energia são
outorgados a produtos (empresas) ...e as pessoas?
Porém somos nós, pessoas, os protagonistas no uso da energia, quem tomamos a ultima decisão de fazer ou não economia (dentro dos limites de orçamento, etc), mas atualmente quem economiza energia e vai de bicicleta ou correndo como eu, por exemplo, não vê reconhecimento oficial por isso e são hábitos que não são adotados pela maioria que acaba gastando mais e usando carro porque o consumo lhe traz maior retorno em reconhecimento social, porque sejamos sinceiros a maioria das pessoas costuma respeitar mais quem mostra riqueza econômica, não espiritual!

Selo de Responsabilidade Social e Ambiental

Assim como ciclistas, milhões de pessoas que tem hábitos benéficos e com isso um grande poder de mudar a história do mundo, como quem come vegetais em vez de carne, ou prefere produtos de fontes sustentáveis, quem recicla ou reutiliza... etc

E mesmo que comportamento de pessoas seja mais difícil de registrar do que de máquinas, é urgente desenvolver um sistema para quantificar, certificar com um "selo de energia humana" e até traduzir a poupança em alguma medida conveniada como os Créditos de Carbono, e logo assim, cientificamente transformar em benefícios compensatórios.

Promoção de Tecnologias e Economia Verdes

Afinal, sob uma ótica comercial, a diminuição do consumo de tecnologias e produtos "irresponsáveis" também é promotor de novos negócios e mercados mais sustentáveis movido por empreendedores mais conscientes, acelerando setores da economia atualmente afogados pelo poder de grandes corporações que lucram como o despreço pela vida e o desperdiço.

Você é a mudança que quer no mundo? Então poderia certificar-se e receber a justa compensação em prosperidade e justiça pessoal, familiar, social e ambiental!

Como poderia começar o governo?
O Governo do Brasil poderia aproveitar o censo geral que faz a cada 10 anos, e acompanhar com um levantamento e pesquisa de hábitos de consumo junto com os produtos e tecnologias utilizadas por cada habitante, e outorgar o selo.

Postar um comentário Disqus

 
Top